Gustavo Alves

sercet_topo

GUSTAVO ALVES

Ensino prático à distância com base em laboratórios remotos e virtuaisGustavo Alves

Nas Ciências Exatas e Tecnológicas é fundamental o ensino e a aprendizagem através da realização de experimentos. Na educação à distância emergem duas opções para essa realização: os laboratórios remotos e virtuais. Esta palestra abordará a origem destes dois ambientes e apresentará soluções atualmente disponíveis.

Apresentação em PDF




MINI CV - GUSTAVO ALVES

Licenciado, Mestre, e Doutor em Eng. Electrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1991, 1995, e 1999, respectivamente. Ingressou no Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia em Janeiro de 1994, onde é atualmente Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Electrotécnica. É o atual responsável do Núcleo de Investigação em Sistemas de Teste do Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial, uma unidade financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Participou em 19 projetos nacionais e internacionais de I&D. Autor ou co-autor de mais de 250 publicações, incluindo capítulos de livro, e artigos em revistas e conferências internacionais, com comité de revisão. Co-editou ainda um livro na área dos laboratórios remotos. As suas áreas de interesse incluem os laboratórios remotos e a educação em engenharia. Membro do Global Online Laboratory Consortium e da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia, procura sensibilizar a comunidade educacional internacional para a importância dos laboratórios e das atividades experimentais na Educação em Engenharia. Serviu como corresponsável de programa das 1ª e 2ª edições da Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação, da 3ª Experiment@ International Conference, e como responsável geral da 11ª Remote Engineering and Virtual Instrumentation conference e da 3ª Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality conference. É editor associado da IEEE Transactions on Learning Technologies e da IEEERITA, tendo servido como editor convidado no iJOE, iJEP, European Journal on Engineering Education e na Computers in Human Behavior.