Marcelo de Carvalho Borba

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MARCELO DE CARVALHO BORBA

E como ensinar no novo normal? Ideias vindas da Educação MatemáticaMarcelo de Carvalho Borba

Com a chegada da COVID-19 e a necessidade de isolamento social, avançou-se na pauta das discussões a tendência do uso das tecnologias digitais no ensino. O significado de casa (home) mudou. A Necessidade de continuar oferecendo educação a crianças, adolescentes e universitários em casa, tornou-se uma obrigação emergencial. Contudo, como professores e estudantes experimentam essa versão da educação e do ensino em casa? Como são vividas as diferenças de lares no ensino de matemática? Apresentarei o uso de vídeos matemáticos em ensino presencial e a distância.

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MINI CV - MARCELO DE CARVALHO BORBA

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. É professor do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, Modelagem, Tecnologias Digitais, Vídeos e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em quatorze países. É colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Tem projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros Tendências em Educação Matemática. Foi coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2014-2018). É coordenador da Área de Pós- Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022). É bolsista produtividade do CNPq, nível 1A.